Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Angola ocupa secretariado executivo da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos

No decorrer da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CIRGL

O angolano, João Samuel Caholo vai ser confirmado hoje como novo secretário executivo da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), no decorrer da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CIRGL, na qual o Presidente da República, João Lourenço participa, por videoconferência.

O diplomata João Samuel Caholo foi eleito recentemente como secretário executivo, pelos ministros dos Estados membros da organização, depois de ter sido proposto por Angola e aceite como candidato único ao referido cargo. Caholo substitui no cargo o congolês Zachary Muburi-Muita.

João Samuel Caholo, de 64 anos, é engenheiro Geólogo de formação e está ligado à diplomacia angolana há mais de duas décadas. Da sua carreira destacam-se as funções de secretário executivo adjunto para a Integração Regional da SADC (2009-2013) e as de secretário executivo adjunto da SADC (2005-2009).

Como diplomata, trabalhou também para a União Africana e para a União Europeia, em todos os países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), bem como em países da África do Norte, Oriental, Ocidental e Central.

João Caholo já cumpriu missões nos países Nórdicos, Europa Ocidental e Federação da Rússia, América do Norte, América do Sul e Ásia.

A Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, presidida pela República do Congo, integra, para além deste, Angola, Burundi, República Democrática do Congo, República Centro Africana, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Uganda, Zâmbia.