Angola ocupa secretariado executivo da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos

Angola ocupa secretariado executivo da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos
Foto: D.R.

O angolano, João Samuel Caholo vai ser confirmado hoje como novo secretário executivo da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), no decorrer da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CIRGL, na qual o Presidente da República, João Lourenço participa, por videoconferência.

O diplomata João Samuel Caholo foi eleito recentemente como secretário executivo, pelos ministros dos Estados membros da organização, depois de ter sido proposto por Angola e aceite como candidato único ao referido cargo. Caholo substitui no cargo o congolês Zachary Muburi-Muita.

João Samuel Caholo, de 64 anos, é engenheiro Geólogo de formação e está ligado à diplomacia angolana há mais de duas décadas. Da sua carreira destacam-se as funções de secretário executivo adjunto para a Integração Regional da SADC (2009-2013) e as de secretário executivo adjunto da SADC (2005-2009).

Como diplomata, trabalhou também para a União Africana e para a União Europeia, em todos os países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), bem como em países da África do Norte, Oriental, Ocidental e Central.

João Caholo já cumpriu missões nos países Nórdicos, Europa Ocidental e Federação da Rússia, América do Norte, América do Sul e Ásia.

A Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, presidida pela República do Congo, integra, para além deste, Angola, Burundi, República Democrática do Congo, República Centro Africana, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Uganda, Zâmbia.

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i