Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Banco Económico e Standard Chartered não cumprem prazos do banco central

Entidades não publicaram balancetes do I trimestre

Os bancos Económico (BE) e o Standard Chartered de Angola (SCBA) não divulgaram os balancetes referentes ao terceiro trimestre deste ano, o que viola as regras do Banco Nacional de Angola (BNA) que manda que as instituições bancárias o façam até 45 dias após o término do respectivo trimestre.

Até esta quarta-feira, dia 25, os bancos já estavam 10 dias fora do período regulamentar para a publicação das contas referentes ao terceiro trimestre, e a mais dois meses do período regulamentar para a publicação das contas do segundo trimestre, que também não está disponível no site de ambos os bancos.

O Banco Económico é reincidente na prática da não divulgação de contas. O último balancete publicado no site do ex-BESA remonta ao III trimestre de 2019. O próprio relatório e contas daquele ano também ainda não está disponível.

Assim, pouco ou nada se sabe sobre a situação deste banco em que o accionista maioritário é a Sonangol (70,38%), que estava obrigado a um aumento de capital de mais de 400 mil milhões Kz até Junho deste ano. Só se sabe o que o governador do banco central, José Massano, disse em Outubro em entrevista ao Expansão, em que o BNA concedeu uma "moratória" que permite empurrar a esse aumento de capital para o próximo ano, no âmbito de um novo plano de reestruturação que o banco central ainda estava a estudar.

O Expansão solicitou esclarecimentos quer ao Banco Económico quer ao Standard Bank sobre porque têm as contas atrasadas, mas não obteve resposta até ao fecho de edição.

(Leia o artigo integral na edição 602 do Expansão, de sexta-feira, dia 27 de Novembro de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)