Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

7 Bases para o sucesso - Disciplina

Capital Humano

Esta é, talvez, a base mais difícil de descrever. Por várias razões. Uma delas, é porque na nossa cultura, a disciplina é dos factores mais dinâmicos que existem. Isto porque, num dia somos as pessoas mais disciplinadas que existem no Mundo, mas no dia seguinte podemos ser as mais preguiçosas do Universo.

O difícil é encontrar um equilíbrio saudável entre estes dois lados opostos.

Se a disciplina sempre foi um tema fundamental no processo de cada indivíduo, nos dias de hoje, com a possibilidade de trabalhar a partir de casa ou de outro espaço, que não seja o escritório tradicional, ainda se torna um factor mais preponderante na vida de cada um. Isto porque é muito fácil haver uma qualquer distracção que nos faça sair do que estamos a fazer. Cada um de nós tem de encontrar um sistema que faça com que o dia-a-dia seja produtivo do ponto de vista profissional, mas que seja também positivo pessoalmente e que tenhamos tempo para cuidar da nossa saúde e bem estar. E isto é diariamente. O que torna ainda mais complicado.

Daí, talvez haver a necessidade de haver uma rotina. Ou sermos disciplinados e cumprirmos o que definimos para cada um dos dias. Não somos robôs, muito menos pessoas com a nossa cultura e tradições, e sabemos muito bem o que custa cumprir na totalidade o que planeamos no dia anterior para esse mesmo dia. Mesmo que coloquemos tudo no calendário. Bem, naturalmente que nas reuniões com clientes ou colegas de trabalho, não podemos deixar de estar presentes e para isso, não se trata de disciplina, mas sim cumprir o que temos a fazer. O verdadeiro problema está no que depende apenas de nós.

No que depende apenas de nós, seja a nível pessoal ou profissional, aqui a disciplina é fundamental. Se abordarmos o ponto de vista profissional, e se temos uma tarefa a fazer, o que eu determino para mim próprio é dividir essa tarefa em micro tarefas. E colocar prazos para elas. O objectivo com isto é cumprir o prazo estabelecido para a tarefa e não deixar que tudo seja feito em cima do fim do prazo. Esta metodologia trouxe-me mais tranquilidade, menos stress e, no fim do dia, mais qualidade de vida e um bem estar maior. E, claro, a certeza que o trabalho será executado com mais qualidade, porque é feito com tempo. E isto requer disciplina. Porquê? Fácil. É muito fácil deixar as micro tarefas para depois e pensar que podemos juntar duas ou três e fazer tudo de uma vez. O que acontece com isso, comigo claro, é que a qualidade não é a mesma, ou pelo menos, para assegurar a qualidade do trabalho, vai afectar a minha qualidade de vida.

*Expert in Human Resources & Entrepreneur, Certified Coach PLD19, Harvard Business School Alumni

(Leia o artigo integral na edição 605 do Expansão, de sexta-feira, dia 18 de Dezembro de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)