Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Angola manifesta apoio à República Centro-Africana que este domingo vais às urnas

Tensão política e de segurança no país

As ameaças à paz e segurança, provocadas pelos novos ataques de grupos armados na República Centro-Africana (RCA) preocupam Angola, que hoje mesmo reiterou o seu apoio total às instituições legítimas daquele país, que este domingo, dia 27 de Dezembro, vai às urnas para as eleições presidenciais, legislativas e locais.

A "preocupação" pela situação política e de segurança da RCA foi manifestada hoje pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, que intervinha em representação do Presidente de Angola, João Lourenço, na cimeira extraordinária (virtual) da conferência dos chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados de África Central (CEEAC).

O chefe de diplomacia angolana apelou à vontade coletiva da comunidade internacional, continental e regional, para que se solidarize com a situação política, de segurança e humanitária que afetam a população civil da RCA, bem como as ameaças à realização das eleições presidenciais e legislativas previstas para este domingo.

Angola exortou as partes envolvidas no conflito, para que resolvam o diferendo de forma pacífica, no interesse do povo centro-africano, "que sofre há muito tempo devido ao conflito e instabilidade".

"Exortamos todos os atores políticos para cessarem todas as hostilidades urgentemente, e a trabalharem em conjunto para garantir as condições favoráveis à realização de eleições credíveis, inclusivas, pacíficas e transparentes no dia 27 de dezembro de 2020", referiu o ministro angolano.

Téte António reiterou que "as eleições continuam a ser a única via legítima de acesso ao poder em conformidade com a constituição da RCA e com as normas e princípios internacionais, continentais e regionais".

Na qualidade de presidente da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, Angola apelou à calma e à contenção da população e dos actores políticos "no sentido de trabalharem para a plena implementação do Acordo Político para a Paz e a Reconciliação (APPR-RCA), com vista a garantir ao povo centro-africano o seu direito soberano ao voto", salientou o ministro angolano.

Angola apoia ainda a Missão Multidimensional integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro Africana (MINUSCA), bem como os demais parceiros da RCA, no âmbito da cooperação bilateral e multilateral no sentido de encontrar uma saída imediata para o conflito e garantir a realização das eleições neste país, nos prazos constitucionalmente estabelecidos.