Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Angola participa dia 4 de Janeiro em reunião como presidente da Conferência de Ministros da OPEP

Encontro vai analisar evolução do mercado global de petróleo

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, participa, na próxima segunda-feira, dia 4 de Janeiro de 2021, na 25.ª reunião do Comité Conjunto de Monitoramento Ministerial da OPEP, já na qualidade de presidente da Conferência de Ministros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo.

A reunião, por videoconferência, vai analisar o relatório do Grupo Técnico Conjunto sobre a evolução do mercado global de petróleo, os níveis de conformidade, e perspetivas para os próximos meses e seguintes, e será presidida pelo príncipe herdeiro Abdul Aziz Bin Salma, ministro da Energia da Arábia Saudita, e co-presidida por Alexander Novak, ministro da Energia da Rússia.

Segundo revela a Lusa, no dia 4 de Janeiro decorrerá também a 23.ª reunião de ministros da OPEP e seus parceiros não-OPEP, signatários da Declaração de Cooperação, assinada em 2016.

Angola assumiu em Novembro passado a presidência da Conferência de Ministros da OPEP, órgão que integra, como membro de pleno direito, desde 2006.

Recorde-se que em Novembro deste ano o secretário de Estado dos Petróleos informou, durante o conselho consultivo do Ministério dos Recursos Naturais, Petróleo e Gás, que Angola deverá aumentar gradualmente a sua produção diária, que é actualmente de 1,249 milhões de barris de petróleo, devendo passar para 1,267 milhões de barris no próximo mês, perspetivando ainda atingir 1,319 milhões de barris por dia no final de 2021.

O que prova, de acordo com José Alexandre Barroso, que os níveis de produção da OPEP não estão condicionados pelo volume de produção fixado pela organização, mas pelo declínio natural dos campos, suspensão das sondagens ao longo do presente ano, motivada pela pandemia da Covid-19 e pela ausência de investimentos na exploração em geral.