Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Academia de Seguros e Fundo de Pensões certifica 69 mediadores de seguros

Mercado de mediação recebe novos agentes de seguros

A Academia de Seguros e Fundo de Pensões (ASFP) vai certificar, neste sábado, 69 mediadores de seguros na categoria de agentes de seguros, elevando para 295 o número destes profissionais autorizados em Angola.

A formação ocorreu nos módulos de introdução à actividade seguradora, subscrição e gestão da carteira, sinistro de seguro automóvel, saúde, acidentes de trabalho e doenças profissionais, engenharia, multirrisco e incêndio.

De acordo com o director-geral da ASFP, Gabriel Cangueza, o mercado segurador oferece saída para os actuais formados porque há margem de crescimento no mercado de mediação de seguros.

"Partindo do pressuposto de que a taxa de penetração de seguros é apenas de 1%, isso mostra que há margem de crescimento e abertura para estes jovens encontrarem nesta profissão liberal o seu emprego directo e com a dedicação que se exige a qualquer uma das profissões liberais", considerou.

Apesar de existir no mercado uma estrutura robusta em termos de quantidade de mediadores por categoria: como 22 agentes de seguros em nome colectivo, 47 corretoras de seguros directo, 17 corretoras de seguros directo e resseguro e 226 mediadores em nome individual, Gabriel Cangueza concorda com o regulador quando afirma que o número está abaixo do desejado.

(Leia o artigo integral na edição 606 do Expansão, de sexta-feira, dia 8 de Janeiro de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)