Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Mundo Azul faz recolha de lixo em Benguela

Saneamento

Empresa, que já opera em Luanda desde Março, estende actividade a Benguela. Novo modelo de recolha de lixo em Luanda reduz custos, diz empresário.

A Mundo Azul Service Saneamento, empresa de recolha de lixo, vai passar a limpar a cidade de Benguela a partir de Dezembro de 2015, revela ao Expansão o director-geral, Paulo Costa. Segundo o responsável, os trabalhos irão iniciar-se no terreno logo que seja assinado o contrato com o governo provincial, o que deverá acontecer em breve.

“A empresa vai limpar alguns municípios de Benguela, nos pontos onde a recolha não tem sido constante”, explica, garantindo que o objectivo é “acabar com lixo aglomerado nalguns pontos da cidade”.

No âmbito do projecto, cerca de 40 cestos de lixo serão distribuídos em algumas praias da cidade de Benguela e 20 conectores em alguns municípios. A Mundo Azul tem também um contrato com o governo provincial de Luanda, operando desde Março em alguns municípios. No total, os contratos para Luanda e Benguela ascendem a cerca de 13 milhões Kz.

A empresa presta igualmente serviços a uma petrolífera. Em Luanda, a Mundo Azul está na Samba, Cazenga e Belas, pontos que o responsável reconhece que “não tem sido nada fácil limpar”. Algumas ruas do Cazenga, exemplifica, “não estão urbanizadas e outras estão intransitáveis”.

A empresa tem 30 cestos de lixo na praia Amélia e na dos Ramiros, sendo o lixo transportado para o aterro sanitário dos Mulenvos, em Viana. “Os camiões de recolha de lixo passam nas praias duas vezes por dia e nos bairros quase todos os dias”, explica. Paulo Costa acredita que o novo modelo de recolha de lixo veio ajudar as empresas do sector e reduzir os gastos do sistema.

“Este modelo vem ajustar e reduzir os gastos do Estado, e as empresas têm de afinar-se”, afirma, sublinhando que, no modelo anterior, havia “muitos gastos desnecessários”. A Mundo Azul tem 28 trabalhadores nacionais e opera desde Março deste ano.