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Gestão

As marcas - a importância da comunicação

8 DE MAIO - GESTÃO

A marca deve associar-se aos momentos, aos locais, às iniciativas que o nosso consumidor tem como referência, quer básicas quer de lifestyle. Na comunicação, estes são aspectos determinantes e, se por um lado devem enquadrar-se no mundo do nosso consumidor, por outro devem ser aspiracionais.

As marcas têm de ser aceites pelos consumidores, se queremos que estes estejam ligados a elas, as partilhem, falem delas, as defendam, as divulguem: queremos que o consumidor seja o nosso embaixador. As marcas são a identificação clara de um produto ou serviço, têm uma identidade própria e devem ter características que lhes permitam essa identificação, nomeadamente a credibilidade, a autenticidade e a afectividade.

Só o reconhecimento de uma marca forte a torna num activo para a organização. Esta avaliação prende-se a factores como: a notoriedade que a marca tem no consumidor; a importância de ser conhecida e reconhecida como tendo uma vantagem perante as outras marcas do mesmo segmento.

A qualidade que é percepcionada pelo consumidor - o consumidor terá de lhe atribuir qualidade e estar certo de que as características do produto/serviços valem a sua fidelidade. A imagem da marca: o conceito da marca, o que ela representa deve criar uma relação com o consumidor, indispensável principalmente nas compras por impulso

*Comunicação e Imagem, Centro Médico São Rafael

(Leia mais na edição em papel do Expansão)