Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Doriouro explora supercondutor raro

2 de Junho - Na Huíla

Um grupo privado pretende desenvolver no Sul de Angola um projecto mineiro de exploração de nióbio, um material supercondutor raro e utilizado na indústria espacial, segundo um documento governamental.

Em causa está o interesse do grupo Doriouro em avançar para uma concessão de uma aérea para a exploração de nióbio em Angola, ao abrigo do Código Mineiro e mediante um contrato de investimento.

Em despacho de 26 de Maio, o ministro da Geologia e Minas, Francisco Queiroz, autorizou a criação de uma comissão para negociar este contrato de investimento privado.

O Brasil, detém as maiores - e praticamente únicas - reservas mundiais de nióbio, segundo dados oficiais na ordem de 842,46 milhões de toneladas, espalhadas por Minas Gerais, Amazonas e Goiás.

Em Angola, a exploração mineira de nióbio deverá avançar na província da Huíla.

Trata-se de um dos minerais mais raros do mundo e é usado no fabrico de turbinas, naves espaciais, aviões, mísseis, indústria eletrónica e centrais elétricas, mas também para produzir ligas de aço ou supercondutores.

Dados do Serviço Geológico do Brasil indica que as exportações brasileiras da liga ferro-nióbio atingiram em 2012 as 71 mil toneladas e um encaixe de 1,8 mil milhões USD.