Director Carlos Rosado de Carvalho

Isabel dos Santos renuncia a cargos de gestão em Portugal

Isabel dos Santos renuncia a cargos de gestão em Portugal

Isabel dos Santos anunciou hoje, 6 de Junho que irá renunciar aos cargos que exerce na administração da NOS, Banco BIC Português a Efacec Power Solutions. A revelação das renúncias surgiu em comunicado pouco depois de ter tomado posse como presidente do conselho de administração da Sonangol.

A renúncia ao cargo de membro dos conselhos de administração daquelas empresas, "nos termos do disposto no art. 404º do código das Sociedades Comerciais, produzirá os seus efeitos no final do mês de Julho ou, se anterior, na data em que sejam designados ou eleitos os seus substitutos.

"A renúncia imediata aos cargos de administradora das sociedades que conduzem os seus principais investimentos em Portugal resulta apenas da nomeação como presidente do conselho de administração da Sonangol e visa, por um lado, evitar problemas de conflito de interesse e, por outro, reforçar as garantias de transparência no desempenho das novas funções", lê-se no comunicado enviado ao Expansão.

A empresária tomou hoje posse como presidente do conselho de administração da Sonangol, cargo para o qual foi nomeada na quinta-feira pelo chefe de Estado, José Eduardo dos Santos.

A tomada de posse de Isabel dos Santos, também filha do Presidente da República, igualmente como administradora não executiva da petrolífera estatal, a maior empresa angolana, aconteceu cerca das 16:50, em Luanda, na sede da Sonangol, na presença dos ministros dos Petróleos, Botelho de Vasconcelos, e das Finanças, Armando Manuel, entre outros membros do Governo.

A empresária jurou defender a Constituição angolana, conforme previsto no acto de tomada de posse.

Como presidente da comissão executiva - novo órgão entretanto criado pelo Governo angolano para a petrolífera estatal -, e administrador executivo, tomou hoje posse Paulino Fernando de Carvalho Jerónimo, que transita do conselho de administração anterior.

A nova equipa da Sonangol é composta ainda pelos administradores executivos César Paxi Manuel João Pedro, Eunice Paula Figueiredo Carvalho, Edson de Brito Rodrigues dos Santos, Manuel Luís Carvalho de Lemos, João Pedro de Freitas Saraiva dos Santos e Jorge de Abreu.

Conta ainda com os administradores não executivos José Gime, André Lelo e Sarju Raikundalia.

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i