Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Fundo de Garantia de Depósitos ainda não é uma certeza

E SE O SEU BANCO FALIR?

Em caso de falência de um banco, os angolanos estão ainda desprotegidos por lei, e nada garante a devolução de parte, ou da íntegra, dos seus depósitos, como acontece no estrangeiro em países com altos níveis de credibilização da banca. Enquanto não existir um Fundo de Garantia de Depósitos em Angola, aos clientes resta aguardar pela boa vontade do Governo que pode, ou não, decidir assegurar o reembolso.

Actualmente, o sector bancário nacional está a atravessar um momento difícil, como fez saber o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Valter Filipe, "descortinando", há quase um mês, que existem "31 bancos e cinco destes têm problemas de incumprimento e "insolvabilidade", [correndo] mesmo [risco] de uma falência técnica, que impacta em todo sistema financeiro". Sendo que a situação crítica de alguns bancos está a "minar" todo sistema financeiro. O BNA tem emprestado aos bancos cerca de 357 mil milhões Kz, o equivalente a cerca de 2,1 mil milhões USD, para colmatar as dificuldades de liquidez das instituições, segundo as estatísticas monetárias e financeiras do banco central referentes ao final de Outubro de 2016.

(Leia a notícia na integra na edição 400 do Expansão, de sexta-feira 16 Dezembro 2016, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)