Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Banco Mundial aprova carteira de investimentos de 736 milhões USD para Angola

FINANCIAMENTO

Três províncias vão receber 70 milhões USD para o desenvolvimento da Agricultura até 2021. Cerca de 332 milhões USD já foram disponibilizados para o financiamento dos projectos já aprovados.

O Banco Mundial (BM) vai injectar 736 milhões USD no território nacional até 2021, entre empréstimos e financiamentos, dos quais 332 milhões USD já foram disponibilizados, dando prioridade para os sectores das finanças, água, agricultura, educação, saú- de, protecção social e estatísticas.

Em declarações ao Expansão, a representante do BM em Angola e São Tomé, Clara Sousa, diz que a carteira de investimentos é bastante diversificada para atender às necessidades do Governo. "Além de projectos de financiamento, o Banco Mundial leva a cabo operações de assistência técnica e trabalhos analíticos, incluindo em áreas como o sector financeiro, protecção social e finanças públicas", explica a especialista.

A economista garante que os projectos têm diferentes configurações geográficas que se distribuem por várias províncias do País.

Relativamente à disponibilidade das verbas, Clara Sousa revelou que o ano fiscal daquela instituição multilateral, que vai desde Julho de 2016 até Julho próximo, permitiu que fossem aprovados projectos num valor total de 332 milhões USD, a serem aplicados em cinco anos.

Deste valor, cerca de 70 milhões USD serão investidos na execução de projectos agrícolas nas províncias do Bié, Huambo e Malanje, um financiamento que acontecerá através do projecto de desenvolvimento da agricultura familiar e comercialização (Market-oriented Smallholder Agriculture Project - MOSAP II) do Banco Mundial. Oprograma vai envolver 175 mil famílias de 80 comunas em 26 municípios das províncias atrás referidas.

O presidente do BM, Jim Yong Kim, anunciou um valor de 57 mil milhões USD em financiamento para os países a sul do Sahara ao longo dos próximos três anos fiscais.

Banco Mundial apoia África Subsaariana

A maior parte do financiamento, 45 mil milhões USD, será proveniente da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), o fundo do Grupo BM para os países mais pobres.

O apoio à África Subsaariana está avaliado em 8 mil milhões em investimentos do sector privado da Corporação Financeira Internacional (IFC), uma divisão do sector privado do Grupo Banco Mundial, e 4 mil milhões USD em financiamento do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento, uma divisão não-concessionária do sector público.

Em Dezembro, os parceiros de desenvolvimento acordaram um valor recorde de 75 mil milhões USD para a IDA. Espera-se que 60% do financiamento da IDA seja destinado à África Subsaariana, onde se localiza mais da metade dos países elegíveis para o financiamento.