Director Carlos Rosado de Carvalho

Presidente da República ganha 32 vezes mais que a última categoria da Função Pública

Presidente da República ganha 32 vezes mais que a última categoria da Função Pública

O Presidente da República tem uma remuneração base mensal de 621 mil Kz, um valor 32 vezes acima do auferido pelos profissionais da última das 75 categorias da função pública, os auxiliares de limpeza de 2.ª classe, que recebem 19 mil Kz mensais.

Já os deputados recebem quase metade do salário do Presidente da República (PR), 329 mil Kz, mas em comum têm algumas mordomias que, se forem feitas as contas, multiplicam esses vencimentos a valores que a maioria dos trabalhadores da função pública nunca terá acesso. Contudo, fonte do Expansão adiantou que algumas das regalias dos deputados foram retiradas devido à crise que se vive no País, mas sem adiantar mais detalhes. As mordomias do PR vão desde o abono para despesas de representação, convertidos em 60% do salário base, correspondente a 372 mil Kz e outras não discriminadas, enquanto o Vice-Presidente da República, para além de auferir um salário base de 528 mil Kz, tem, no entanto, direito a despesas de representação equivalentes a 55% do salário base, e ainda privilégios como residência oficial, e duas viaturas, uma para actos protocolares e outra para apoio à residência.

(Leia o artigo na integra na edição 419 do Expansão, de sexta-feira 28 de Abril de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i