Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Bielorrússia e República Checa financiam investimento privado em Angola

Empresas

A par da linha de crédito da Polónia, aberta no inicio de 2017, Angola acaba de garantir mais duas linhas de financiamentos para o fomento do investimento privado em território nacional. É o regresso à cooperação com o Leste Europeu.

Angola, assinou, através do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), no início do mês, com a República Checa e a Bielorrússia, dois acordos de financiamento que visam o fomento do investimento privado em Angola no sector produtivo.

A iniciativa do BDA enquadra-se nas acções de contratação de facilidades de financiamento externas para repasse ao investimento privado, conforme o Decreto Presidencial n.º 22/17, de 15 de Fevereiro de 2017, que aprova as regras de mobilização de recursos financeiros externos, repasse para o financiamento de projectos de investimento privado no âmbito dos programas prioritários do governo.

Analistas contactados pelo Expansão avançam que a estratégia do Governo passa por encontrar parcerias em mercados mais acessíveis para o desenvolvimento do programa da diversificação da economia, apostando no investimento privado para o sector produtivo e linhas de crédito mais sustentáveis.

(Leia o artigo na integra na edição 425 do Expansão, de sexta-feira 09 de Junho de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)