Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

PR vai receber pensão vitalícia de 576 mil Kz

Angola

Pensão vitalícia de 576 mil Kz, equivalente a 90% do salário do PR, gabinete de trabalho, viatura, combustível, manutenção, seguros e motoristas são alguns dos benefícios que constam na proposta que pretende transformar José Eduardo dos Santos em Presidente emérito.

O projecto-lei sobre o regime jurídico dos ex-presidentes e ex vice-presidentes prevê que José Eduardo dos Santos vá receber 90% do seu salário actual, ou seja, 576 mil Kz, bem como outros benefícios como regime especial de protecção e segurança, gabinete de trabalho, motoristas, sem esclarecer quantos, e viaturas. Até a primeira-dama terá direito a receber uma pensão equivalente a 70% do vencimento do Presidente, ou seja, 448 mil Kz.
O diploma deu entrada ao Parlamento, com carácter de urgência, cujo objectivo é que seja levado a votação antes do início da campanha eleitoral, a 22 de Junho. Desta feita, quando deixar a Presidência, Eduardo dos Santos terá à sua espera uma pensão vitalícia, subsídio de reintegração equivalente ao período em funções, protecção especial da sua residência, assistência médica e medicamentosa gratuita e passaporte diplomático.

(Leia o artigo na integra na edição 426 do Expansão, de sexta-feira 19 de Junho de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)