Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Qual será o posicionamento de Angola na cadeia de valor da produção mundial?

Angola

O país continua a não irradiar sinais credíveis de definição dos sectores e segmentos das diferentes cadeias de valor da produção mundial em que irá actuar.

As economias do mundo têm-se movimentado no sentido de uma especialização na produção e não de uma diversificação à escala global de produtos. As multinacionais são, cada vez mais, empresas fragmentadas e organizadoras de uma produção que localizam e/ou subcontratam diferentes fases do processo produtivo em diferentes países.
Na última década do séc. XX as economias da África Subsaariana registaram um crescimento das exportações de bens intermédios muito próximo das exportações de bens finais. Contudo, entre 2002 e 2006, o crescimento das exportações de bens intermédios foi 2,03 vezes superior ao crescimento das exportações de bens finais. África não tem sido o único palco desta transformação. Estima-se que, a nível mundial, até ao final do século XX, o crescimento das exportações de produtos intermédios foi equivalente ao de bens finais, mas entre 1992 e 2006 o crescimento das primeiras tenha sido muito superior.

(Leia o artigo na integra na edição 433 do Expansão, de sexta-feira 04 de Agosto de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)