Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Governo pretende captar 2 mil milhões USD com eurobonds

Angola

Diversificação de fontes de financiamento para prossecução de objectivos económicos leva Angola a repetir a emissão de eurobonds, ou dívida soberana em moeda estrangeira, para captar até 2 mil milhões USD. Governo justifica a autorização, alegando o êxito da primeira emissão ocorrida em 2015.

O executivo está a preparar uma segunda emissão de títulos de dívida soberana em moeda estrangeira com a qual pretende captar até 2.000 milhões USD, de acordo com um despacho presidencial que aprova a estratégia de emissão dos denominados eurobonds. De acordo com o despacho publicado esta semana em Diário da República, o objectivo passa por melhorar a composição do stock da dívida externa do País.
O despacho autoriza o ministro das Finanças, Archer Mangueira, "a executar as acções e implementar as medidas que possibilitem a conclusão dos trabalhos conducentes à concretização do financiamento externo até 2 mil milhões USD", sendo esta a segunda vez em dois anos que o Governo aposta na emissão de eurobonds.
Todavia, o acto contraria o Plano Anual de Endividamento do Estado para 2017, que não previa nova emissão de eurobonds, como garantiu à imprensa, em Janeiro do corrente ano, o director da Unidade de Gestão da Dívida, Osvaldo João.

(Leia o artigo na integra na edição 434 do Expansão, de sexta-feira 11 de Agosto de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)