Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Assembleia Nacional ganha novas caras, mas há 'veteranos' que se mantêm desde 1992

Angola

A nova legislatura arranca em Setembro com deputados a ingressarem pela primeira vez na Assembleia Nacional. Entre "dinossauros", economistas, caras novas e deputados que mudaram de partido, falta ainda saber quais serão nomeados ministros do novo Governo do MPLA, dando lugar aos próximos da lista.

A caminho da quarta legislatura são vários os rostos dos partidos que não conseguiram ser eleitos para a Assembleia Nacional, onde estarão alguns "dinossauros políticos" que se mantêm no parlamento desde 1992.
De acordo com os resultados provisórios, o MPLA, com a eleição de 80 deputados para o círculo nacional, perderá na próxima legislatura algumas das suas figuras dos últimos anos. Eufrazina Gomes Maiato, que ocupa o número 129 da lista, Bento Raimundo, presidente da Associação de Jovens Angolanos Provenientes da República da Zâmbia (AJAPRAZ), que ocupa a posição 112, e a socióloga Maria de Fátima Veigas Tavares, que ocupa o número 107, são alguns dos casos de nomes que ficarão afastados dos cargos de deputados.
Manuel Miguel de Carvalho "Wadigimbi" é outra das figuras que deverá ficar de fora do parlamento, ao ocupar o número 127 da lista de candidatos pelo círculo nacional, e Rosa Escórcio Pacavira (126), que na última legislatura chegou a suspender o mandato depois de ter sido nomeada ministra do Comércio.

(Leia o artigo na integra na edição 437 do Expansão, de sexta-feira 01 de Setembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)