Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Inflação homóloga acelera em Setembro depois de oito meses em queda

Angola

O custo de vida em Luanda aumentou para 20% nos primeiros nove meses de 2017, mantendo-se 4,2 pontos percentuais acima dos 15,8% previstos pelo anterior Governo para a totalidade do ano. Se os preços aumentarem 1,5% ao mês, a inflação deverá fechar o ano nos 25,5%. A subida dos preços resulta da redução da disponibilidade de divisas para financiar as importações.

O custo de vida em Luanda, que serve de referência para a taxa de inflação em Angola, aumentou 20% nos primeiros nove meses de 2017, fixando-se, para já, 4,2 pontos percentuais (pp) acima da meta do anterior Governo de 15,8% para a totalidade do ano.

Os dados do relatório de Inflação do mês de Setembro do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) indicam que o índice de preços no consumidor (IPC) na capital aumentou 2,5% em Setembro face a Agosto, elevando a taxa de inflação acumulada, que mede o IPC num determinado mês face a Dezembro do ano anterior, para 20% em Setembro, 4,2 pontos percentuais acima do objectivo do anterior Governo para a totalidade do ano.

O ritmo mensal do aumento de custo de vida em Luanda subiu 0,9 pp, de 1,6% em Agosto para os referidos 2,5% em Setembro, continuando acima dos 1,5% definidos pelo anterior Governo em Abril passado como a meta mensal.

(Leia o artigo na integra na edição 443 o Expansão, de sexta-feira 13 de Outubro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)