Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Equipa do Ministério das Finanças emagrece mas pelouros aumentam

Angola

Com a extinção da secretaria de Estado do Tesouro, os pelouros são divididos entre a titular das Finanças e Tesouro, Vera Daves, e a do Orçamento e Investimento Público, Aia Gomes da Silva.

O Ministério das Finanças, versão Governo de João Lourenço, extinguiu a Secretaria de Estado do Tesouro e aumentou de 20 para 30 os pelouros que ficarão a cargo do ministro Archer Mangueira, da Secretária de Estado para as Finanças e Tesouro, Vera Daves, e da secretária de Estado para o Orçamento e Investimento Público, Aia Gomes da Silva.
Desta forma, a equipa da tutela das Finanças emagreceu e acumula mais pastas, até porque no anterior executivo alguns dos pelouros surgiam em bloco numa só pasta, como era o caso dos Órgãos Tutelados do Sistema Financeiro da antiga secretaria de Estado do Tesouro, que englobava bancos, Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros, Comissão do Mercado de Capitais, Sociedade Gestora dos Mercados Regulamentados, ENSA e ENLA.
De acordo com a circular n.º18 do gabinete do Ministro das Finanças, datada de 20 de Outubro, Archer Mangueira é a excepção ao aumento de pelouros no Ministério das Finanças, já que passa de nove pastas para oito, uma vez que a Unidade de Gestão da Dívida passa a ser tutelada por Vera Daves, na Secretaria de Estado para as Finanças e Tesouro.

(Leia o artigo na integra na edição 445 o Expansão, de sexta-feira 27 de Outubro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)