Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

PR exige que Massano coloque sistema financeiro ao nível dos padrões internacionais

Angola

Os primeiros sinais que indiciavam a exoneração de Valter Filipe surgiram quando João Lourenço disse, no discurso à Nação, a 16 de Outubro, que o BNA deve ser governado por profissionais da área". A mensagem foi clara: Valter Filipe é jurista de formação.

José de Lima Massano regressa ao Banco Nacional de Angola, cerca de dois anos após ter saido, com a "difícil" missão e responsabilidade de colocar a banca angolana ao nível dos padrões exigidos pelas instituições financeiras e bancárias internacionais.
De acordo com o Presidente da República, João Lourenço, a indicação de José Massano paga governador do BNA, que até à data da nomeação exercia o cargo de presidente da Comissão Executiva do BAI, foi feita na base da confiança de que é a pessoa certa para assumir o enorme desafio do sector.
Massano substitui o exonerado Valter Filipe que, a 27 de Outubro, pediu para deixar o cargo.
Uma exoneração que já se adivinhava e que teve os primeiros sinais quando o PR disse, no discurso proferido à Nação, a 16 de Outubro, que o BNA deve "ser governado por profissionais da área". Estavam dados os primeiros sinais: Valter Filipe, é jurista de formação.
João Lourenço avisou, por outro lado, que o BNA tinha que cumprir "de forma competente" o seu papel enquanto entidade reguladora do sistema bancário, deixando alertas sobre a distribuição de divisas a apenas a "pequenos grupos de empresas".


(Leia o artigo na integra na edição 446 do Expansão, de sexta-feira 03 de Novembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)