Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Investigação diz que UTIP falhou due diligence no caso do fundo tailandês

Alegada burla acabou em detenções

Suposto fundo tailandês apresentou-se em Angola com um cheque de 50 mil milhões USD na mão. De altas patentes do Estado até a pequenos empresários, várias figuras terão sido enganadas neste esquema.

A Unidade Técnica para o Investimento Privado (UTIP) terá falhado a avaliação de risco a um suposto fundo tailandês que anunciou em 2017 um financiamento de 50 mil milhões USD para apoiar projectos, admitiu esta semana o chefe do departamento central do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Tomás Agostinho.
O responsável da investigação falava em conferência de imprensa esta semana, no qual foi anunciada a detenção de seis estrangeiros e dois cidadãos nacionais por suspeitas da prática dos crimes de falsificação de documentos, burla por defraudação, associação de malfeitores e branqueamento de capitais. "Terá havido uma falha, um erro, de avaliação deste projeto de investimento da parte da entidade responsável pela captação de investimento", admitiu Tomás Agostinho.
A 30 de Novembro, a UTIP, liderada por Norberto Garcia, celebrou um contrato de financiamento com a Centennial Energy Company. Na altura, os responsáveis desta empresa assumiram que este se tratava de um fundo que iria apoiar projectos angolanos."Resulta de um investimento individual de um fundo lícito que possui todas as certificações e garantias, não se trata de empréstimo ou crédito, não exige garantia soberana nem bancária, obriga apenas que o proprietário do fundo participe na gestão do projecto como sócio, assegurando o retorno do investimento", referiu na altura Celeste de Brito, que se apresentou como consultora da Centennial. Entretanto, a então PCA do Natrabank foi detida no âmbito desta investigação judicial.

(Leia o artigo na integra na edição 463 do Expansão, de sexta-feira 09 de Março de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)