Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Governo prepara revisão em baixa do crescimento da economia nacional em 2018

Revisão para 2,4%

Tem havido um fosso entre a previsão inicial e o crescimento real do PIB. Ministério da Economia aponta para um crescimento de 0,9%, em 2017, mas o Governo previa 2,1% no início do ano.

O Governo vai rever em baixa a previsão de crescimento económico do País em 2018, passando de 4,9% para 2,4%, ainda assim acima das previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, apurou o Expansão. Esta informação foi avançada pelo ministro das Finanças, na primeira reunião do Conselho de Estado, que decorreu na semana passada, adiantaram várias fontes.
A nova previsão continua mais optimista do que a de instituições internacionais, como o FMI, que aponta para um crescimento de 2,2%, depois de uma revisão em alta de 0,6 pontos percentuais face à sua estimativa no World Economic Outlook de Outubro de 2017. Já o Banco Mundial, em Janeiro, subiu em 0,7 pp a taxa de crescimento de Angola para 1,6%.
De acordo com Fernandes Wanda, investigador de Economia na Faculdade Agostinho Neto, a previsão que consta no relatório de fundamentação do OGE 2018 e que apontava para uma expansão da economia em 4,9% é demasiado "optimista" pois assenta num crescimento de 6,1% do PIB petrolífero e de 4,4% do não petrolífero, o que dificilmente aconteceria este ano. "Era notável neste mesmo documento a indicação do declínio da produção petrolífera, devido à falta de investimentos, e para o sector não petrolífero o documento indica, por exemplo, que o crescimento da agricultura estava condicionado à facilitação do crédito agrícola de campanha e de investimento bem como à normalidade das quedas pluviométricas, que, como sabemos, nos últimos anos têm sido erráticas. A pergunta que se fazia era como é que o Executivo, ainda assim, previa um crescimento de 4.9%, não fazia sentido", considerou.

(Leia o artigo na integra na edição 466 do Expansão, de sexta-feira 29 de Março de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)