Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Novo operador do sector das telecomunicações só deve chegar ao mercado dentro de três anos

Especialistas analisaram o sector

Especialistas reunidos no II Fórum Telecomunicações foram unânimes em considerar que o investimento em infraestruturas de telecomunicações são avultados e complexos, o que deverá atrasar até três anos a entrada no mercado de um novo operador de telefonia móvel, que será conhecido apenas em Setembro deste ano.

Três anos é o tempo mínimo que o novo operador de telefonia móvel precisa para construir as suas próprias infraestruturas e começar a operar no mercado angolano, concluíram os especialistas que participaram da mesa redonda do II Fórum Telecomunicações realizado pelo Expansão na passada sexta-feira.
Os especialistas sustentam que o investimento em infraestruturas de telecomunicações é bastante avultado e requer grande capacidade financeira e tempo para a sua materialização.
O fórum que teve como mote "O Fim do Duopólio Móvel: O Dia Seguinte", analisou o futuro do sector das telecomunicações com a entrada no mercado de mais duas operadoras de telefonia móvel.
A entrada no mercado daquela que seria a terceira operadora estava prevista ocorrer durante primeiro trimestre deste ano, mas o ministro das telecomunicações, José Carvalho da Rocha, disse recentemente em entrevista ao Expansão que por falta de capacidade financeira a Angola Telecom deixou de ter esse objectivo como prioridade.
Por outro lado, a quarta operadora de telefonia móvel será conhecida apenas em Setembro deste ano, altura em que encerra o concurso público internacional.
O especialista em concorrência e políticas públicas, João Confraria, apresentou um estudo com base na realidade da União Europeia que apresenta as perspectivas do day after do sector das telecomunicações no "velho continente".

(Leia o artigo na integra na edição 474 do Expansão, de sexta-feira 25 de Maio de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)