Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Universidade

Condições financeiras levam à suspensão das bolsas externas

Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo

O INAGBE suspendeu o processo de selecção dos candidatos às 455 bolsas de estudo no exterior por falta de recursos financeiros, depois de divulgada a lista dos nomes seleccionados. Segundo a directora geral da instituição, as bolsas só serão retomadas quando aumentarem os recursos financeiros.

O Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE) suspendeu, neste ano lectivo, a atribuição de novas bolsas de estudo externas devido à falta de recursos financeiros.
Apesar de o INAGBE ter iniciado o processo de selecção dos candidatos, a directora geral, Ana Paula, apontou a crise como única razão para a suspensão.
"A realidade financeira que o País atravessa não permitiu enviar novos bolseiros para o exterior, no presente ano, exigindo uma reflexão mais profunda sobre o aumento dos recursos financeiros", explicou.
O facto de a suspensão estar a suscitar reacções e comentários no seio dos estudantes que concorreram às bolsas, a directora geral da instituição afirmou que o INAGBE suspendeu o concurso antes da publicação dos nomes dos estudantes seleccionadas para a bolsa externa na embaixada da Rússia em Angola. Questionada sobre o reinício do processo de candidatura, Ana Paula avançou que, neste momento, o INAGBE não pode avançar datas, pois tudo depende dos recursos financeiros que vierem a estar disponíveis.
"Não temos a certeza de quando poderemos enviar estudantes bolseiros para o exterior, isso vai depender da melhoria financeira do País. Mas temos fé, e com o esforço que o executivo está fazer para encontrar formas de ultrapassar a situação, acredito que tão logo poderemos retomar o envio de bolseiros", afirmou a directora geral do INAGBE.

(Leia o artigo na integra na edição 475 do Expansão, de sexta-feira 01 de Junho de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)