Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Quem mais lucra com a banca

ESPECIAL BANCA 2018

O seu nome não consta da lista da elite que controla a banca angolana, que o Expansão publica pelo sexto ano consecutivo, mas Isabel dos Santos é a personalidade que mais lucra com o sector, graças às suas participações accionistas indirectas no BFA e BIC.

A empresária detém 25% da Unitel que por sua vez controla 51,9% do BFA. Feitas as contas, a filha do ex-presidente José Eduardo dos Santos controla 13% do segundo maior banco do País por activos. Como o BFA teve lucros de 69,1 mil milhões Kz ou 416,4 milhões, o lucro atribuível à participação de Isabel dos Santos ascende 4,7 mil milhões Kz ou 28 milhões USD.

O lucro atribuível não quer dizer que a empresária recebeu ou vai receber esse montante. Como o BIC registou resultados líquidos de 34,3 mil milhões Kz ou 206 milhões USD o lucro atribuível à empresária ascende a 14,6 mil milhões Kz ou 87,7 milhões USD. O BIC ainda não divulgou o relatório de gestão pelo que ainda não se conhecem os dividendos referentes aos lucros de 2017 que vai distribuir.

(Leia o artigo na integra na revista Banca distribuida com a edição 479 do Expansão, de sexta-feira 29 de Junho de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)