ANPG, CABGOC e parceiros do bloco zero iniciam produção de petróleo no N"dola Sul
A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e os seus parceiros iniciaram, na semana passada, a produção de petróleo e gás no projecto N"dola Sul, localizado no Bloco 0, na província de Cabinda, avançou a concessionária nacional em comunicado.
O projecto conta com 12 poços e prevê uma produção máxima diária de cerca de 25 mil barris de petróleo, bem como 50 milhões de pés cúbicos de gás.
O projecto foi desenvolvido pela ANPG em parceria com a Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC), subsidiária da Chevron em Angola e operadora do Bloco 0, bem como com os restantes parceiros do grupo empreiteiro, nomeadamente a Sonangol E.P., a TotalEnergies e a Azule Energy.
Segundo a nota, o registo do "primeiro óleo" simboliza o arranque da produção de petróleo, que será destinada ao Terminal de Malongo, em Cabinda. Já o gás associado será encaminhado para a fábrica Angola LNG, contribuindo para o reforço da infra-estrutura energética nacional.
Uma parte significativa da estrutura metálica do projecto N"dola Sul foi fabricada nas províncias do Cuanza Sul e de Cabinda, sublinhando o contributo da produção nacional na execução da iniciativa.
O Projecto inclui um oleoduto de produção com 15 quilómetros de comprimento, que vai da plataforma até à instalação do complexo Mafumeira, uma extensão do convés da Plataforma de Produção e Processamento de Mafumeira que recebe a produção de N"dola Sul e a canaliza através do seu sistema de processamento.










