Saltar para conteúdo da página
Menu
Pesquisar
Assinar
Destaques
I FÓRUM TRANSPORTES E LOGÍSTICA
Angola
Secções
EXPANSÃO - Página Inicial
Opinião
Principais Notícias
Em Destaque
MILAGRE OU MIRAGEM?
Jovens e mulheres continuam a liderar o Índice de Sofrimento Económico
Os dados sinalizam que, apesar da trajectória de descida do sofrimento económico, os jovens e as mulheres continuam a suportar o maior peso da crise laboral e social. Para que a melhoria seja sustentável, torna-se imperativo acelerar a criação de emprego formal, emprego que garante o pagamento do imposto de rendimento de trabalho e a segurança social, em especial direccionado para jovens e mulheres, os grupos mais expostos às actuais fragilidades do mercado de trabalho.
29 AGOSTO 2025
MILAGRE OU MIRAGEM?
A tragédia dos números!
As famílias angolanas vivem em insegurança alimentar, a indústria alimentar e de bebidas dependem das importações e no entanto o INE diz que o sector agrícola deu um "salto da gazela"! Acreditamos que a governação em Angola precisa colocar a produção de dados fiáveis no topo das suas prioridades.
15 AGOSTO 2025
MILAGRE OU MIRAGEM?
Desigualdade na apropriação da renda em Angola
Diante deste quadro, vale colocar a seguinte questão: por que razão o Estado não intervém para promover uma distribuição mais equitativa da renda nacional? As evidências históricas mostram que a formação de uma classe capitalista em Angola foi largamente mediada pelo Estado, que permanece ainda como o maior consumidor de bens e serviços e, portanto, com elevado poder de negociação no mercado. Mesmo assim, os últimos 10 anos revelam um aumento da desigualdade na apropriação da renda nacional a favor do capital, sem qualquer sinal de intervenção estatal para inverter esta tendência.
01 AGOSTO 2025
MILAGRE OU MIRAGEM?
Quando crescer não basta!
Depois de 50 anos de independência e 23 de paz, é legítimo igualmente alertar a governação que não é politicamente viável manter o actual nível de pobreza e desemprego juvenil num país com tamanha dotação de recursos renováveis.
21 JULHO 2025
MILAGRE OU MIRAGEM?
Make Angola Great Again: Angola está pronta para investimentos?
O sucesso da cimeira foi importante, mas foi apenas o começo. O verdadeiro trabalho começa agora: materializar as intenções, remover barreiras e construir confiança. É esse o percurso que poderá, de facto, relançar Angola como um destino atractivo para o investimento internacional de qualidade.
08 JULHO 2025
MILAGRE OU MIRAGEM?
A recuperação pós-Covid alicerçada no sector produtivo ainda nem começou!
Cabe às autoridades apoiar o crescimento do sector privado, tornando-o capaz de produzir bens e serviços para conquista, também, dos mercados externos. Identificar produtos que rapidamente contribuam para diversificar as exportações reduz a petro-dependência, assegura divisas para aquisição de bens de capital necessários para dinamizar todos os outros sectores da economia fora dos recursos naturais. A grande pergunta é "será a governação em Angola capaz de fazer este milagre?"
20 JUNHO 2025
MILAGRE OU MIRAGEM?
Glaciares à parte: Sustentabilidade exige acção concreta na contratação pública
É fundamental que sejam adoptados procedimentos de contratação pública mais transparentes e concorrenciais, como os concursos públicos, em substituição de práticas mais restritivas, como a contratação simplificada (ajuste directo), que infelizmente tem prevalecido.
12 JUNHO 2025
MILAGRE OU MIRAGEM?
Desemprego e informalidade em Angola: Quando o Estado intervém mal
Alguns autores na literatura especializada defendem que o Estado, muitas vezes, precisa intervir para acelerar o desenvolvimento. E é verdade. O problema no País não tem sido a ausência de intervenção estatal, mas sim a má concepção e implementação das políticas públicas. Basta lembrar, por exemplo, a entrega de tractores a cooperativas, muitos dos quais estão hoje inoperacionais; ou os perímetros irrigados que, apesar do avultado investimento, geram baixos retornos e hoje paralisados.
23 MAIO 2025
MILAGRE OU MIRAGEM?
O sofrimento económico em 2024 foi maior para os jovens e mulheres
Em 2024, o sofrimento das mulheres angolanas aumentou em 2,31 pp (entre o I e IV trimestre) ao passo que para os homens registamos uma redução de 3,6 pp. Isso deve-se a uma redução de 5 pp no desemprego dos homens, ao passo que entre as mulheres registamos um ligeiro aumento no desemprego de 0,9 pp. Este dado é relevante já que mostra que o sofrimento económico em Angola não é neutro e igual para todos. Os jovens e as mulheres são os que mais sofrem no actual contexto.
09 MAIO 2025
Subscreva a newsletter diária
Top
Mais recentes
Mais Lidas
"Eu não sou um produto de concurso de música, só fui conhecido lá"
Oitocentos apartamentos vão ser vendidos em quatro províncias do País
UAN admitiu 23 mil estudantes em cinco anos, mas só lançou 11 mil para o mercado
Refinaria de Cabinda vai arrancar a 1 de Setembro
Angola negoceia empréstimos de 1.355 milhões USD com o Banco Mundial
African Bank of Oman tem cinco acionistas e inicia com capital social de 20 milhões USD
"90,8% dos professores no activo não querem ser professores e estão a abandonar a profissão"
BNA já emprestou 1.400 milhões USD ao Governo
Foto da Semana
@Carlos Muyenga
Newsletter gratuita
Fechar
Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo