Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

BNA colocou 162,7 milhões USD no mercado cambial para atender à procura de divisas

Para operações de particulares e companhias aéreas

Banco central justifica que a venda serve para permitir aos bancos comerciais o atendimento mais célere das operações de particulares e das companhias aéreas que operam em Angola, já que a venda de divisas à banca pelo Tesouro Nacional, no I semestre deste ano, caiu 11% face ao período homólogo.

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou a realização de uma venda pontual de divisas no valor de 162,7 milhões USD para responder ao aumento da procura sazonal por moeda estrangeira, segundo um comunicado divulgado esta quarta-feira no site do banco central.

A operação teve como objectivo reforçar a capacidade dos bancos comerciais para atenderem com maior rapidez as solicitações de particulares e companhias aéreas que operam em Angola, já que há uma maior procura de divisas nos meses de Julho e Agosto.

Assim, foram disponibilizados 61,1 milhões USD e 10,7 milhões de euros para operações de particulares e 90,9 milhões USD para operações de companhias aéreas.

O facto é com o Verão na Europa, a procura por divisas nos bancos comerciais tem estado a aumentar, já que muitas famílias aproveitam a época para passar férias no exterior e, com isso, as transferências também voltaram a atrasar. Segundo apurou o Expansão, já há bancos comerciais em que as transferências de dinheiro para o exterior levavam mais de um mês. Mas isso depende de banco para banco e da relação que o cliente tem com a entidade bancária.

Venda de A venda de divisas à banca caiu 11%

Só para se ter uma ideia, a venda de divisas à banca pelo Tesouro Nacional, no I semestre deste ano, caiu 11% face ao mesmo período de 2024, ao passar de 924,5 milhões USD para 822,4 milhões, de acordo com cálculos do Expansão com base nos dados do Ministério das Finanças (MINFIN).

Contas feitas, os bancos compraram menos 102,1 milhões USD no primeiro semestre. Esta queda deve-se, principalmente, à redução das receitas fiscais que caíram 14% para 4.665,0 milhões USD nos primeiros seis meses do ano, quando comparado com o período homólogo, o que reduziu a disponibilidade de divisas do Tesouro.

Há dois anos que a média mensal de acesso da banca a divisas está abaixo dos 1.000 milhões USD. De acordo com dados do BNA, em 2022 a banca comprou um total de 15.664,6 milhões USD, com os principais provedores a serem os sectores petrolífero e diamantífero (via plataforma da Bloomberg), bem como o Tesouro Nacional. Naquele ano de eleições, que foi de "vacas gordas" devido à alta de preço do barril de petróleo, os bancos conseguiram, em média, 1.305,4 milhões USD mensais. Em 2023 caiu para 821,2 milhões USD e em 2024 subiu ligeiramente para 901,4 milhões USD.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo