Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendAgenda

Falta de dinheiro limita acesso aos livros

LITERATURA

Os factores estruturais e tecnológicos, associados com o baixo poder de compra, contribuem para o difícil acesso aos livros.

Gestores de bibliotecas, editores e escritores defendem que o desinteresse pelo livro e a leitura apresentado por vários angolanos é consequência de factores estruturais, do impacto das novas tecnologias, e, dos factores económicos que chegam a limitar o acesso do livro para quem ainda incentiva e tenta recuperar o hábito da leitura. A biblioteca do Município do Rangel, por exemplo, está com fraca adesão.

Diariamente recebe entre dois e oito leitores, informou Manuel Júnior, responsável da livraria à Lusa, salientando que a falta de internet, um forte atractivo, afastou os jovens da instituição. "Há dias que a biblioteca recebe apenas dois visitantes. A situação é preocupante, e nós temos de incentivar a juventude ao gosto pala leitura" destacou.

Por sua vez, Arlindo Isabel, director da Editora Mayamba, sublinha que existe um movimento de jovens interessados na leitura, mas não no volume e densidade que os editores almejam, devido aos custos para se obter o produto final.

"É preciso ter dinheiro, pois, elevados custos reflectem as baixas tiragens, o que aumenta o preço por unidade. E de facto o livro depois torna-se caro para a média dos cidadãos qs cidadãos que auferem um salário baixo" lamentou.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo