Mais 107,6 milhões USD para ligação ferroviária Luanda - Novo Aeroporto
Os voos internacionais estão a ser transferidos para o novo aeroporto mas a ligação ferroviária ainda não funciona. O que só deverá acontecer em pleno em Abril do próximo ano. Para já é necessário injectar milhões de dólares para acabar as obras o mais rápido possível.
A ligação ferroviária entre o centro de Luanda - na histórica Estação do Bungo - e o novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN) vai consumir um investimento adicional de 107,6 milhões de dólares (USD), segundo dois despachos presidenciais publicados na semana passada.
Trata-se de mais uma etapa na longa e dispendiosa história de reabilitação do Caminho-de-Ferro de Luanda (CFL), um dos eixos estratégicos da rede ferroviária nacional, mas que, apesar das promessas, tem enfrentado anos de degradação, furtos e baixa utilização. O Despacho Presidencial n.º 284/25, de 20 de Outubro, autoriza uma despesa de 51.996.537,49 USD para a "reabilitação profunda do CFL no troço Bungo-Baía", com a empresa China Machinery Engineering Corporation (CMEC), à qual se juntam 1.778.281,58 USD para fiscalização da empreitada, ainda sem empresa identificada.
Já o Despacho Presidencial n.º 290/25, de 24 de Outubro, aprova 52.083 465,40 USD para a "implantação do sistema de sinalização e telecomunicações, incluindo os respectivos subsistemas, no troço Bungo- -AIAAN", e mais 1 781 254,51 USD para a fiscalização, igualmente sem referência às entidades responsáveis pelos projectos.
No total, são 107,6 milhões USD adicionais a somar aos cerca de 200 milhões USD já investidos anteriormente na mesma linha férrea, segundo apurou o semanário Expansão. O projecto cobre duas linhas: uma com cerca de 18 anos e outra com 7 anos, ambas caracterizadas por baixos níveis de manutenção e conservação.
A circulação ferroviária encontra-se suspensa há vários meses, devido à necessidade de obras não apenas nas vias e travessas, mas também nos muros e infraestruturas de protecção. Inicialmente, previa-se um prazo de três meses para os trabalhos, mas apenas agora foram disponibilizadas as verbas, pelo que as obras dificilmente terminarão antes do segundo trimestre de 2026.
Assim, o funcionamento pleno da ligação ferroviária entre o centro de Luanda e o novo aeroporto só deverá ocorrer a partir de Abril de 2026. Entretanto, o tráfego aéreo internacional está a ser transferido gradualmente para o novo AIAAN, em Icolo e Bengo.
A TAAG já opera em pleno na nova infraestrutura, e a Emirates fará a mudança ainda este fim-de-semana. Até ao final do próximo mês, todos os voos internacionais de passageiros e de carga deverão ser realizados a partir do novo aeroporto, mantendo- -se, por enquanto, o acesso exclusivamente rodoviário.
Histórico e enquadramento do projecto
O Caminho-de-Ferro de Luanda foi fundado em 1887, e a Estação do Bungo, inaugurada em 1889, é uma das mais antigas da África subsaariana, classificada como Património Histórico-Cultural em 2001. A rede ferroviária urbana foi severamente danificada durante a guerra civil e permaneceu praticamente inoperante até meados dos anos 2000.
Leia o artigo integral na edição 850 do Expansão, sexta-feira, dia 31 de Outubro de 2025, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)











