Director Carlos Rosado de Carvalho

Angola consegue o 6.º lugar em concurso de programação africano

Angola consegue o 6.º lugar em concurso de programação africano
Foto: D.R.

A equipa The Winners, do ISUTIC, ficou em 6.º lugar num concurso internacional de programação e colocou Angola na trajectória da final, a ter lugar em 2019. Mesmo sem apoios financeiros, o ISUTIC assegurou o 2.º lugar para Angola entre os países. África do Sul ficou em 1.º, com cinco lugares.

Angola ocupa a 6.ª posição entre 85 representações de 18 instituições do ensino superior de vários países africanos que participaram no Concurso Internacional Universitário de Programação, da região sul de África, organizado pela Associação para Maquinaria Computacional Americana (ACM-ICPC) e patrocinado oficialmente pela multinacional IBM.

Esta é a melhor posição que Angola alcançou desde que, em 2016, começou a participar no concurso, destinado a faculdades e institutos superiores que leccionam ciências da computação e engenharia informática. Até aqui, Angola nunca conseguiu resolver mais do que um exercício.

O feito deste ano deve-se à equipa The Winners do Instituto Superior de Tecnologias da Informação e Comunicação (ISUTIC), que conquistou o lugar ao resolver quatro exercícios dos oito exigidos. No ranking geral, Angola ficou ainda posicionado no 9.º lugar com a equipa Again, do ISUTIC, que resolveu três exercícios, no 11.º com a Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto, com dois exercícios e no 15.º, com a Unix, do ISUTIC também com dois exercícios. (...)


(Leia o artigo integral na edição 496 do Expansão, de sexta-feira, dia 26 de Outubro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i