Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Plataformas digitais dos ministérios desactualizadas e sem eficácia

E-GOVERNAÇÃO AINDA NÃO SAIU DO PAPEL

Entre as 29 plataformas digitais dos ministérios, pouco mais de metade actualiza regularmente os seus sites. A Governação Electrónica, que pretende modernizar a administração pública, aumentando a sua eficiência, não saiu do papel. Para além de informação, não disponibilizam qualquer serviço.

Apenas 13 plataformas digitais dos ministérios se encontram actualizadas, num total de 29 sites que tentam garantir a existência de um sistema de governação electrónica por parte do Estado. Numa ronda efectuada pelo Expansão, o critério que determinou o apuramento dos portais mais actualizados prendeu- se especificamente com a difusão de notícias dos respectivos sectores, muitas delas extraídas da agência de notícias Angop e do Jornal de Angola.

A maioria dos portais do Governo, todo eles administrados por gabinetes de comunicação, apresenta nas suas páginas da internet relatórios e legislação já ultrapassados, com, por exemplo, o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) a disponibilizar como última "publicação especial" a lista de feriados de há 11 anos.

O grupo dos mais desactualizados é liderado pelo Ministério da Agricultura e Florestas - o site está activo, mas não contém qualquer tipo de informação - seguido do MAPTSS, dos ministérios do Interior e da Construção e Obras Públicas, em que as últimas actualizações são referentes a 2015, 2016 e 2017, respectivamente.

Já no cenário de maior desempenho e eficiência de serviços de E-governança dos ministérios, o das Finanças apresenta-se como o único que, até à saída desta edição, mantém regularmente uma periodicidade de publicação e uma base de dados actualizada. (...)


(Leia o artigo integral na edição 512 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Fevereiro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)