Operações no multicaixa caíram 3,3 milhões

Operações no multicaixa caíram 3,3 milhões
Foto: César Magalhães

Impedimento de circulação de pessoas retraiu acesso aos multicaixas. Consumidores compraram menos bens através de dinheiro vivo.

As operações de clientes no multicaixa registaram uma queda, entre Março e Abril, de 3,3 milhões de operações, para 10,3 milhões, devido, sobretudo ao impedimento de circulação provocado pelo estado de emergência.

De acordo com os indicadores mensais disponibilizados pela Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), os números acima referenciados contribuíram para a queda do valor de levantamentos que saiu dos mais de 200 mil milhões para 150 mil milhões kz. No mês de Abril foram ainda registadas 11,6 milhões de operações de compras, que resultou em cerca de 160 mil milhões Kz em pagamentos através de TPA, que tem 115.112 dispositivos a operar em todo o País.

Nos primeiros quatros meses do ano é notável a oscilação mensal dos indicadores nas diferentes áreas de operações.

Em termos de número de operações, por exemplo, em Janeiro foram feitas 13 milhões de operações nos multicaixas, em Fevereiro foram 12,5 milhões, em Março foram 13,6 milhões e caíram 18% para 10,3 milhões de Abril.

(Leia o artigo integral na edição 574 do Expansão, de sexta-feira, dia 15 de Maio de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i