Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Estudo considera agro-pecuária aposta mais rentável no País

Think Tank Cedesa

Para os investigadores, o sector tem mais vantagens competitivos para diversificar a economia e transformando-se no novo "petróleo" do país.

Um estudo elaborado por pesquisadores angolanos e portugueses considera que a agro-pecuária é uma das apostas mais rentáveis para o investimento no País porque há, neste momento, uma conjugação de factores que o tornam mais rentável.

De acordo com os investigadores, o sector tem mais vantagens competitivas para diversificar a economia e transformar-se no novo "petróleo" do País. E para que seja possível é fundamental seguir um plano de desenvolvimento em que o Estado tenha um papel de impulsionador e o sector privado seja o grande actor a par dos pequenos agricultores.

O grupo de especialistas denominado think tank CEDESA - Pesquisa e Análise Independente considera que a primeira regra fundamental para que esta estratégia funcione é a definição clara e garantida por lei dos direitos de propriedade individual, colectiva ou pertencente a aldeias ou clãs.

A segunda regra aponta para a adaptação da máquina administrativa, ou seja, a abolição de obstáculos administrativos e burocracias associadas ao registo e emissão de licenças comerciais.

O estudo, segundo o Jornal de Angola, tem três eixos: privatização, agricultura familiar e a constituição de grandes fazendas.

(Leia o artigo integral na edição 579 do Expansão, de sexta-feira, dia 19 de Junho de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)