"Temos um caminho longo por trilhar se o nosso horizonte for a excelência"

"Temos um caminho longo por trilhar se o nosso horizonte for a excelência"
Foto: D.R.

O interesse demostrado de muitos em aprender a língua nacional Umbundu incentivou a criação do aplicativo "Tuendi Demo" que pode ser usado offline. Idealizada por uma psicóloga, a aplicação é gratuita e oferece um método dinâmico de aprendizagem de vocabulário.

O que é o Tuendi Demo?

Não podemos dissociar o aplicativo Tuendi do projecto "Tuendi Ño", que é um projecto de cariz cultural, tem como objectivo a provocação, valorização e expansão das nossas línguas nacionais. O Tuendi é uma ferramenta que tem como foco a promoção da aprendizagem das línguas nacionais de uma forma fácil, divertida e interactiva. De momento está disponível a demonstração.

Quais foram as motivações para a sua criação?

As motivações foram várias. , mas quero destacar a vontade, a liberdade e a espontaneidade que tenho de exprimir-me em Umbundu ,e partilhar o pouco que sei sobre a minha língua materna. Aliado a esse facto, foi o incentivo que tive de muita gente que se interessou pelas coisas que escrevia em Umbundu e em continuar a partilhar conteúdos nesse contexto. Tinha uma estrutura básica idealizada e ensinava as pessoas que me pediam. Em conversa com o eng. informático Elídio Vatuva, surgiu a "epifania". Se há aplicações em inglês e francês, porque não em Umbundu? Para mim, era uma coisa de muito difícil, mas o engenheiro fez-me perceber que não era bem assim ,e nasceu o Tuendi.

O que significa Tuendi Demo?

Tuendi vem do nome do projecto que significa "vamos só". "Tuendi Ño" é o convite que oferecemos aos jovens angolanos. O sufixo Demo vem da demonstração. Significa que é apenas parte de uma aplicação que virá a ser mais completada. A ideia de lançar apenas uma demonstração surge com o intuito de testar o interesse do público, para ter uma versão final mais ajustada às necessidades do nosso público-alvo.

Qual é o principal objectivo com esse aplicativo?

O nosso principal objectivo é contribuir para o resgate da nossa essência, por intermédio das nossas línguas nacionais. Não temos o objectivo de sermos os soberanos "senhores solução" do problema. Tuendi não é a solução, é apenas uma ferramenta ao alcance de muitos.

Há quanto tempo está disponível? Qual tem sido a reacção dos utilizadores?

Foi lançada no dia 30/06/2020 e o feedback tem sido bastante positivo. Os utilizadores gostaram da iniciativa e já pedem por mais conteúdo e outras línguas nacionais.

Tuendi Demo é suportado apenas nos telemóveis de sistema Android. Quando estará disponível para IOS?

O Tuendi Demo infelizmente não terá uma versão IOS, entretanto a versão completa "Tuendi" para além de novo conteúdo e novas funcionalidades, estará também disponível para dispositivos IOS.

O que é que o aplicativo oferece aos seus utilizadores?

O Tuendi Demo oferece um método dinâmico de aprendizagem de vocabulário, onde o utilizador inicialmente tem a liberdade de escolher o tipo de assunto que pretende aprender ou praticar, de seguida tem a opção de escolher quatro palavras dentro da categoria anteriormente seleccionada. Após a selecção das palavras a praticar, o utilizador é direccionado a um passo onde lhe é apresentado o significado, em Umbundu, de cada palavra com auxílio de uma imagem para facilitar a memorização. O utilizador é de seguida desafiado a escolher a palavra em Umbundu correspondente a uma determinada imagem. Num universo de quatro opções o utilizador terá de escolher a palavra correspondente e a cada escolha recebe uma resposta se optou pela opção correcta ou não. No fim o utilizador recebe um desafio ainda maior, que é o de escrever cada uma das palavras em Umbundu.

Para além de ser um aplicativo offline, traz outras particularidades?

É gratuito e compatível com mais de 50% dos dispositivos Android.

(Leia a entrevista na íntegra na edição 585 do Expansão, de sexta-feira, dia 31 de Julho de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i