Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendAutomóveis

Venda de viaturas caiu 80% desde o início da crise e hoje há menos carros e muito mais caros

2016 FOI ANO "HORRIBILIS"

Os stands automóveis vazios são o principal rosto de uma crise do sector que sofreu uma quebra de 80% nas vendas desde o início da crise. Se em 2014 era frequente ver viaturas novas um pouco por todo o País, actualmente o sector atravessa grandes dificuldades não só para vender carros novos, mas também em obter divisas para a sua importação.

Em 2014 foram vendidos 44.536 veículos, e apesar de ser tido como o ano do inicio da crise que resultou da descida dos preços do petróleo, apenas em 2015 se começou a sentir os seus efeitos na comercialização de viaturas novas, com uma quebra de 54% nas vendas. Desse ano para cá, o cenário ainda piorou, pois em 2016 apenas foram comercializados 9.149 carros. No espaço de três anos houve uma quebra de 80% na comercialização de viaturas novas e hoje, na cidade de Luanda, muitos stands estão praticamente vazios, ou têm em exposição pequenas quantidades de viaturas.

(Leia o artigo na integra na edição 417 do Expansão, de quinta-feira 13 de Abril de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)