Director Carlos Rosado de Carvalho

Confiabilidade

Confiabilidade

Da mesma forma que a confiança não dispensa o controlo, a delegação implica a percepção sobre o grau de maturidade de cada colaborador, como garantia de confiança e capacidade de concretização.

O sucesso das empresas de hoje, principalmente aquelas que desenvolvem a sua actividade nas áreas de produção, está na capacidade de garantir que cada trabalhador responde, acompanha e controla a qualidade do seu desempenho e dos equipamentos sob sua responsabilidade em cada momento.
Garantir a competitividade significa a procura de soluções que permitam, de forma permanente, medir, controlar, corrigir e melhorar as falhas, quer de processos, quer de atitudes,
Falo de confiabilidade enfocada, que garante que, em cada posto de trabalho, o operador controla todos os pontos chave essenciais para a sua produtividade. Mas a confiabilidade aplica-se a todos os processos, mesmo na área dos serviços.
Um sistema de confiabilidade utiliza a descrição de cada função e desempenho esperado no posto de trabalho para identificar factores críticos, para os quais remete, em prioridade, para a atenção do colaborador.

(Leia o artigo na integra na edição 431 do Expansão, de sexta-feira 21 de Julho de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

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