Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Comprar bem vender melhor

Gestão

Saber comprar, como saber vender, é entender o mercado, procurando soluções competitivas, numa base permanente de procura estratégica e actualização, aceitando desafios e abertura para a mudança.

A competitividade das empresas, está na sua capacidade de entender a estratégia de desenvolvimento do mercado mais adequada, apoiando-a em mecanismos de compra (diria procurement), que lhe permita um posicionamento de venda, com base na disponibilização do produto certo, no momento certo, na quantidade e preço certo.
É evidente que esta capacidade, passa por um novo perfil, quer de comprador, quer de vendedor, ambos com uma preocupação e convergência, sobre a produtividade, a rentabilidade das vendas e a satisfação dos clientes.
De igual modo, deve existir a preocupação de envolver os clientes internos em todo o processo, pois desde a produção à facturação, todos têm sentido crítico e analítico.
O primeiro pressuposto no processo de compra, é ter profissionais atentos, disponíveis, audaciosos e integrados na cadeia de decisão da empresa.

(Leia o artigo na integra na edição 432 do Expansão, de sexta-feira 28 de Julho de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)