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Opinião

Formação do capital humano

José Rodrigues

O desenvolvimento do capital humano de qualquer organização é absolutamente fundamental para o crescimento do negócio. Este desenvolvimento pode ser feito de várias formas e metodologias. A formação é, de facto, um negócio com uma dimensão muito considerável, valendo às empresas que vendem este serviço uma excelente fatia do seu revenue. Tão verdade é este facto que empresas cujo core business estava longe da formação, mesmo assim, optaram por inserir este serviço no seu cardápio de ofertas de negócio, muitas vezes indo à boleia de outros serviços, como consultoria, auditoria, entre outros.
Este rápido crescimento no negócio da formação teve alguns efeitos positivos e outros negativos. Como efeitos positivos, poderemos considerar a melhoria dos quadros das empresas, o desenvolvimento de negócio de entidades que vendem formação, o que gera naturalmente emprego e receitas de impostos para o Estado, geração de valor e desenvolvimento do conhecimento e visibilidade no mercado.
Como efeitos negativos, existem apenas no caso das entidades de menor qualidade, que apenas visam o lucro fácil e não um serviço de excelência, o que poderá ter um péssimo efeito a vários níveis. Colaboradores com desenvolvimento deficiente, a formação ser um custo em vez de investimento e entidades formativas a gerar receitas sem gerar valor para o mercado.

(Leia o artigo na integra na edição 437 do Expansão, de sexta-feira 01 de Setembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)