Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Cursos preparatórios custam entre 7 a 10 mil Kz por disciplina

Gestão

A Matemática, Física e a Química estão na tabela das disciplinas mais procuradas nos cursos preparatórios para o ingresso ao ensino superior. Em média, os candidatos desembolsam 30 mil kz para garantirem uma boa nota nos exames que dão acesso à universidade.

Um curso preparatório para ingressar no Ensino Superior custa entre 7 a 10 mil Kz por disciplina, constatou o Expansão numa ronda por vários centros preparatórios. Valor que triplica se tivermos em conta que, em média, são necessárias três disciplinas para o ingresso.
Euclides Lawrence, director do centro Phoenix, localizado no bairro do Palanca, município do Kilamba Kiaxi, informa que o centro administra as disciplinas de matemática, física e química por 10 mil Kz; língua portuguesa e biologia custam sete mil Kz.
"O preparatório surgiu para preparar os estudantes que apresentam dificuldades numa determinada disciplina e que pretendam ingressar no ensino superior", explicou.
O também preparador acrescentou que as aulas estão divididas em três períodos e em três fases. Ou seja, o preparatório extensivo, que tem a duração de seis meses, é direccionado para os estudantes que estão há mais de cinco anos fora do sistema de ensino e que querem agora ingressar no ensino superior; o regular e o intensivo, que têm a duração de dois meses, que são administrados antes do exame de admissão ao ensino superior.

(Leia o artigo na integra na edição 441 o Expansão, de sexta-feira 29 de Setembro de 2017, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)