Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Gastos com cartões pré-pagos caem 34% em Agosto

Empresas

Valores começaram a afundar no primeiro trimestre deste ano, tanto no que diz respeito aos montantes quanto o número de operações realizadas, tudo por causa das restrições que foram sendo impostas pelos bancos comerciais por volta de Abril de 2024, como consequência das dificuldades de acesso a divisas que estas instituições enfrentavam.

Os gastos com cartões pré-pagos no mês de Agosto registaram uma redução de 34% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com cálculos do Expansão baseado nas Estatísticas do Sistema de Pagamento recentemente publicado pelo Banco Nacional de Angola (BNA).

Em Agosto deste ano os gastos com cartões pré-pagos de marca internacional cifram-se em 386 mil milhões Kz, menos 200 mil milhões do que o valor registado no mesmo mês do ano passado, quando os gastos atingiram 586 mil milhões Kz.

O valor gasto em Agosto deste ano foi efectuado em cerca de 9,7 milhões de operações, cujo volume também caiu 15% em termos homólogos já que no ano passado foram realizadas 11,4 milhões de operações até o oitavo mês de 2024.

Os Valores gastos com cartões pré-pagos começou a afundar no primeiro trimestre deste ano tanto no que diz respeito aos montantes quanto o número de operações realizadas, tudo por causa das restrições que foram sendo impostas pelos bancos comerciais por volta de Abril de 2024, como consequência das dificuldades de acesso a divisas que estas instituições enfrentavam.

Com as restrições impostas pelos bancos registou-se também uma queda no número de cartões pré-pagos de marca internacional, já que muitos bancos deixaram de emitir.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo