Standard Gestão de Activos lança fundo aberto com investimento mínimo de 100 mil Kz
O investidor poderá aumentar a sua posição com incrementos pontuais, iguais ou superiores a 100 mil Kz. O investidor poderá sair, reentrar ou reforçar a sua posição no fundo a qualquer momento, ainda que seja recomendado que permaneça no mínimo dois anos (24 meses), para tirar maior partido das oportunidades do mercado.
A Standard Gestão de Activos (SGA) lançou, esta semana, o Standard Valor, um fundo especial de investimento em valores mobiliários aberto, que visa proporcionar aos participantes o acesso a uma carteira diversificada de instrumentos financeiros, de acordo co um comunicado da sociedade gestora de organismos de investimento colectivo.
O montante mínimo de subscrição é de 100 mil Kz, correspondente a duas unidades de participação, ou seja, para efeitos de constituição do Fundo, o valor inicial da unidade de participação é de 50 mil Kz, sendo o montante mínimo estabelecido para efeitos de subscrição inicial e subsequentes de 100 mil Kz.
Segundo a informação legal do fundo consultado pelo Expansão, as subscrições das unidades de participação do Standard Valor têm uma periodicidade diária e, para efeitos do processamento da operação nesse dia, terão de ser efectuadas até às 14h00. Todos os pedidos que derem entrada depois da hora indicada, serão considerados como tendo sido efectuados no dia útil seguinte a esse pedido.
Sendo um fundo aberto, o investidor poderá aumentar a sua posição com incrementos pontuais, iguais ou superiores a 100 mil Kz.
O investidor poderá sair, reentrar ou reforçar a sua posição no fundo a qualquer momento, ainda que seja recomendado que permaneça no mínimo dois anos (24 meses), para tirar maior partido das oportunidades do mercado.
"As principais vantagens do Standard Valor passam pelo acesso ao mercado de acções e de obrigações através de uma gestão profissional e especializada, segura e transparente, com pleno domínio do mercado de capitais. Os investidores terão acesso às melhores oportunidades de mercado, apenas aproveitadas pelos players, através de uma monitorização permanente do mercado e uma gestão activa da carteira", afirma António Catana, CEO da SGA.
António Catana destaca ainda a possibilidade de "aumentar a rentabilidade da carteira com risco equilibrado e potenciar a realização de mais-valias", de "diversificar a carteira, com custos reduzidos", e de "transferir automaticamente as unidades de participação do fundo Standard Obrigações para o Standard Valor".
Assim, segundo um comunicado da sociedade gestora de organismos de investimento colectivo, os interessados podem manifestar até ao próximo dia 20 de Julho, sendo que o fundo arranca oficialmente no dia 21, estando aberto para novas subscrições, reforços e resgates.
A Informação Legal do instrumento, o Standard Valor foi autorizado pela CMC a 23 de Junho de 2025, como um fundo é de subscrição pública em moeda nacional que deve arrancar com um valor mínimo de 350 milhões Kz.
Importa referir que os Investem simultaneamente em aplicações de rendimento variável (acções) e de rendimento fixo (títulos de dívida), proporcionado assim uma carteira diversificada e com diferentes níveis de risco.
Actualmente, a bolsa de valores de Angola (BODIVA) dispõe, essencialmente, cinco instrumentos, nomeadamente, os títulos de dívida pública (OTs e BTs), as acções, as obrigações privadas, Unidades de participações e acordos de recompra (Repos).