Deputados apreciam hoje OGE 2026 e votam indicação de Adão de Almeida para liderar a Assembleia Nacional
A Assembleia Nacional aprecia e aprova hoje, na Generalidade, a Proposta de Lei do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2026, numa sessão que também será deliberada a indicação de Adão de Almeida para o cargo de presidente da Assembleia Nacional, em substituição de Carolina Cerqueira.
O OGE 2026 estima receitas e despesas estimadas em 33,2 biliões Kz, e sofreu um corte de 4% relativamente ao OGE que ainda está em vigor e tem como referência o preço médio de 61 USD por barril de petróleo, um preço mais conservador face à volatilidade dos preços do crude nos mercados internacionais, mais baixo que os 70 USD do actual orçamento, mas ainda assim cerca de 10 USD acima do que são as projecções de vários organismos internacionais. Importa realçar que, pela primeira vez um orçamento terá mais receitas previstas do sector não petrolífero em relação ao petrolífero.
Assim, para próximo ano, o Executivo prevê um crescimento mais forte do PIB real na ordem de 4,2%, impulsionado pelo sector não petrolífero que deverá crescer a uma taxa de 4,7%, e do sector petrolífero, incluindo a produção de gás, com uma taxa de crescimento de 1,1%. Sem contar com o gás, deverá verificar-se uma queda de 0,9% no PIB petrolífero. Quanto a inflação, prevê uma taxa de inflação de 13,7%, inferior à taxa de inflação revista em alta para 17,5% projectada para este ano.
MPLA quer Adão de Almeida na presidência do Parlamento
Também está por cima da mesa, a proposta do MPLA que indica, o então o ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, para o cargo de presidente da Assembleia Nacional, em substituição de Carolina Cerqueira que assumiu a pasta em 2022, após as eleições gerais.
A decisão do MPLA resultou da primeira reunião extraordinária do Bureau Político, que teve lugar no auditório do Complexo Turístico do Futungo II, em Luanda, na quinta-feira,13.
"O Bureau Político do Comité Central do MPLA apreciou e aprovou uma resolução que aprova a alteração da composição da Mesa da Assembleia Nacional, tendo designado o camarada Adão Francisco Correia de Almeida para o cargo de presidente da Assembleia Nacional, em substituição da camarada Carolina Cerqueira", apontou o porta-voz Esteves Hilário.











