Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Toyota acena com milhões para investir em Angola

FÁBRICAS E ACADEMIA

A comitiva angolana que esteve na Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD) não regressou ao País de "mãos a abanar" já que trouxe promessas de investimento mas também de financiamento. Uma linha de montagem de viaturas deverá arrancar em 2020.

A multinacional japonesa Toyota admite instalar uma linha de montagem de viaturas em Angola e outra de peças sobressalentes, anunciou o vice-presidente daquele grupo empresarial japonês, Hideki Yanase, no final de uma reunião com João Lourenço.

Esta reunião decorreu à margem da sétima edição da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD, sigla inglesa), que decorreu em Yokohama, e no qual Angola se fez representar pelo Presidente da República e vários ministros, como o da pasta das Finanças, Archer Mangueira, e o dos Transportes, Ricardo de Abreu.

Na reunião com o chefe de Estado angolano, Hideki Yanase adiantou só numa fábrica de montagem de peças o investimento japonês poderia atingir os 200 milhões USD. O responsável da multinacional automóvel não adiantou prazos, nem quanto custaria instalar uma linha de montagem.

Na última semana, o embaixador japonês em Angola, Hironori Sawada, anunciou que a Toyota deverá abrir, já em Outubro, uma academia para formação de mecânicos angolanos, no âmbito da instalação, no próximo ano, de uma fábrica de montagem de viaturas.

Citado pelo Jornal de Angola, Sawada disse ainda que a Toyota está a apostar no continente africano, adiantando que a instalação de uma fábrica em Angola faz parte da estratégia da multinacional japonesa. "Isto é um bom sinal, principalmente para uma nova estratégia em Angola. Esperemos que esse projecto dê certo, até porque pretende-se implementar outros", disse. (...)


(Leia o artigo integral na edição 540 do Expansão, de sexta-feira, dia 6 de Setembro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

*com agências