Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendWeekend

Estilo Mercedes Benz agora também sobre a água

22 DE ABRIL

Marca alemã aliou-se a empresa do Mónaco para criar o Silver Arrow of the Water, um super-iate de luxo com 14 metros de comprimento. Construtores referem-se a uma embarcação "única, sob vários pontos de vista".

Não é perceptível o títiuo escolhido. De facto, necessita de alguma explicação, de uma justificação. Como se explica o gosto dos alemães pelos barcos. Um país que tem uma costa marítima a Norte com uma dimensão que não se coaduna com a grandeza do seu território. Mas não só no mar se divertem os germânicos.

Nos lagos e no Atlântico a marca Deustch prevalece. Daí que não sejam estranhos alguns exercícios de design na Náutica de recreio. E de luxo. O Império Daimler Benz, vulgo Mercedes Benz, por razões que não conseguimos esclarecer - contudo, não foi difícil de entender - deram azo a um exercício de prazer, fora de horas, aparentemente, ao estilizarem uma embarcação de mar.

Perfeccionistas, apesar de não especialistas, procuraram e escolheram uma empresa com uma filosofia semelhante à sua para darem azo às suas aspirações. Encontraram a Silver Arrows Marine, com sede no Mónaco, com quem se entenderam para executar o projecto de um yatch, uma lancha, que deixasse, que marcasse a prata no mar. Daí nasceu um super-iate de 46 pés, ou seja um barco de luxo de 14 metros de comprimento.

"O nosso desafio era o de aplicar a linguagem visual da Mercedes-Benz às proporções e exigências específicas de um barco", afirmou Gorden Wagener, chefe de design da divisão de carros. A Silver Arrows Marine ficou responsável pela parte técnica e pela construção do iate.

(Leia mais na edição em papel do Expansão.)