Director Carlos Rosado de Carvalho

Ndeye Amy Kebe - A decifradora de TIC que espalha as melhoras práticas pelos campos agrícolas

Ndeye Amy Kebe - A decifradora de TIC que espalha as melhoras práticas pelos campos agrícolas

Aos 33 anos, Ndeye Amy Kebe Sylla encarna o espírito da sua geração de jovens empreendedoras africanas. Apaixonada por Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em 2015, lançou a Jokalante (que significa diálogo, em wolof): uma empresa que está a desenvolver ferramentas de comunicação interactiva destinadas a fomentar e disseminar as melhores práticas nos campos da agricultura, nutrição e do bem-estar animal.

Ndeye Amy Kebe Sylla fala rápido. Muito rápido. E também se mexe com velocidade. Em 2013, depois de completar a sua formação em ciências e em finanças e contabilidade, em Dakar, ela decidiu mudar de ramo ao fazer um curso de mestrado à distância na área de ciências da educação e do ensino para adultos. "Na época, eu trabalhava para a Agência Universitária da Francofonia (AUF), em Dakar. A contabilidade não me interessava, mas eu amava o ambiente na AUF e comecei a desenvolver uma paixão pelas tecnologias de informação e comunicação. Os dias passados naquele tipo de ambiente alimentaram o meu interesse; tanto que decidi que queria trabalhar na área. Fiz mais cursos à distância. E o curso de mestrado que escolhi permitiu-me incluir a ciência por trás da educação e, ao mesmo tempo, aumentar a minha consciência sobre as modalidades particulares de ensino à distância, uma abordagem que é nova em África, particularmente no Senegal".

"Viagens ao campo"

De acordo com a Agência Nacional de Estatísticas e Demografia do país, em 2013, o número de famílias agrícolas no Senegal era de 755.559. Além disso, a agricultura emprega 69% da população activa no Senegal e apoia quase dois terços da população do país (ainda hoje maioritariamente rural). Portanto, não se trata de uma coincidência que, em 2015, dois anos depois de obter o seu mestrado, Ndeye Amy Kebe Sylla tenha tido a ideia da Jokalante; uma empresa de comunicação atípica que desenvolve estratégias de comunicação inovadoras, visando principalmente incentivar mudanças e desenvolvimento de comportamentos nos campos da agricultura, nutrição e bem-estar animal.

"A Jokalante é uma plataforma criada por um consórcio de organizações internacionais no âmbito do projecto TIC Mbay (TIC refere-se à agricultura, em wolof). Promovemos soluções inovadoras para os desafios na agricultura através de spots de rádio e mensagens telefónicas", explicou a fundadora. As características diferenciais da plataforma? A boa nova é transmitida numa das cinco línguas mais faladas no Senegal e a interatividade é a regra de ouro da Jokalante. Os ouvintes são convidados a compartilhar as suas opiniões e a discutir as suas experiências com o maior público possível. As actividades actuais da empresa chegam a 11 regiões do Senegal através de estações de rádio comunitárias, mais de 50 mil pessoas por telefone e pouco mais de 1 milhão de ouvintes graças às transmissões de rádio. A Jokalante também está a colaborar com a USAID Senegal no prestigiado programa Nova Aliança em Extensão de TIC.

Entre Novembro do ano passado e Janeiro desse ano, após a colheita e antes da invernada, a Jokalante usou spots de telefone e de rádio para promover os benefícios do khétakh, ou bolas de painço, que os agricultores tendem a deixar de lado após a colheita, quando na verdade elas podem ser usadas ??como fertilizantes nos pastos. "Quando espalhada pelo solo e deixada lá até à chegada do tempo fresco, esta matéria orgânica aumenta significativamente a fertilidade do solo, e os agricultores não precisam pagar nem uma centavo por isso. Certos anciãos sabem dessa prática tradicional, mas ela foi esquecida. E uma vez que o camponês só adopta aquilo que pode comprovar por si próprio ou que aprende com os seus pares, decidimos organizar entrevistas e spots de rádio na língua local, bem como "viagens de campo" em colaboração com organizações de agricultores parceiras, através das quais visitamos fazendas que usavam a técnica. Nós transmitimos essas visitas na rádio local, é claro!"

Um centro de informações emergente

Juntamente com os seus cinco funcionários, é certo que Ndeye Amy Kebe Sylla não tem um instante sequer de ócio! Aos 33 anos, ela já está a pensar em ampliar o alcance da Jokalante para a vizinha Gâmbia, através de um programa de promoção de bons hábitos nutricionais entre crianças pequenas. "A agricultura é o cerne das nossas actividades: é a chave para o desenvolvimento no Senegal e em todos os países africanos. Mas a autonomia dos agricultores é uma questão importante, e é por isso que estamos a trabalhar no desenvolvimento de uma tecnologia de fácil implementação para eles e também no estabelecimento de um diálogo com eles. Estamos a trabalhar com a ideia de lançar uma transmissão de rádio na web e uma plataforma de informação em larga escala para compartilhar a nossa experiência. Gostaríamos de expandir as nossas atividades para a sub-região, marcar presença lá".

Para difundir, a Jokalante aloca mulheres no centro da sua rede de informações e encoraja-as a liderarem os debates. Como prova de seu dinamismo, a empresa participou recentemente numa campanha de bem-estar animal em parceria com uma ONG britânica e actualmente está a organizar campanhas de conscientização sobre o clima entre agricultores e pescadores em todo o Senegal. Que a equipe tenha todo o sucesso!

http://jokalante.com/

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