Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

EMIS confirma falhas temporárias em alguns serviços do Multicaixa Express

Esta quinta-feira

A EMIS alertou, hoje, para a existência de instabilidade técnica em alguns serviços do Multicaixa Express, situação que pode provocar dificuldades temporárias na realização de determinadas operações pelos utilizadores.

"Estamos a trabalhar para normalizar a situação com a maior brevidade possível. Pedimos desculpas pelos transtornos causados e recomendamos que volte a tentar mais tarde", reforçou a operadora.

O facto é que o Express tem registado várias irregularidades, com vários utilizadores a relatarem dificuldades no momento de efectuar pagamentos.

"Ultimamente os serviços do Multicaixa Express registam instabilidades constantes, principalmente pela manhã. No passado dia 16 passei por uma humilhação tremenda ao tentar efectuar um pagamento visto que estava sem o cartão físico. Urge a necessidade de melhorar a funcionalidade do aplicativo", apontou um utilizador..

Já um motorista de táxi por aplicativo afirmou que não conseguiu receber uma transferência de um cliente porque o aplicativo não funciona. "E o mais agravante é que na zona em que estávamos não havia ATMs para fazer de forma manual. A solução foi deixar o IBAN com cliente e rezar para que ele fizesse o pagamento", disse. "Deve-se tentar resolver o máximo possível este problema. Hoje as pessoas só usam pagamentos digitais e há não outra maneira, se não seguir", frisou.

O Multicaixa Express é um canal mobile interbancário que permite associar um conjunto de cartões multicaixa à aplicação móvel Express. O aplicativo permite aos clientes bancarizados (com acesso a um cartão) pagamentos, transferências bancárias, consultas, pedido de levantamentos sem cartão, ou gestão de cartões, através de um telemóvel. O Express é o canal digital mais usado pelos clientes bancários em Angola e em 2025 movimentou pouco mais de 19,7 biliões Kz, o que representa um aumento de 56% face a 2024.

Os números indicam que a preferência pelo uso dos canais digitais continua a aumentar no seio dos clientes bancários, o que demonstra que apesar dos receios sobre a segurança do sistema que têm originado preocupações aos utilizadores, há uma alteração no perfil do cliente bancário e uma maior penetração dos canais digitais no mercado como soluções para facilitar as transacções, permitindo celeridade nas operações, bem como para dar resposta aos constrangimentos encontrados em vários serviços, como as enchentes nos ATM"s, as filas e muito tempo de espera para pagamentos de serviços públicos.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo