Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Auditor independente mantém duas reservas às contas da ANPG

Relatório e contas de 2020 só agora publicado

No ano passado, a KPMG já tinha emitido um parecer com reservas sobre as contas da concessionária. Registo de imóveis e fundos de abandono continuam na base do parecer com reservas. A Total Energies, Chevron e Esso operam os blocos onde se produz quase 80% do petróleo angolano. ANPG e Sonangol continuam a ser os maiores exportadores

O não reconhecimento da maioria dos imóveis recebidos da Sonangol e os fundos de abandono que continuavam sob gestão da petrolífera no final do ano passado voltaram a obrigar o auditor independente às contas de 2020, a KPMG, a emitir opinião com duas reservas às contas da Agência de Petróleo Gás e Biocombustíveis (ANPG).

O relatório e contas só foi publicado no sábado, a 19 de Novembro, com vários meses de atraso. Apesar de o relatório do conselho fiscal estar datado de 30 de Agosto, o relatório do auditor externo foi assinado quase um mês depois, a 20 de Setembro, e mantém as duas reservas que já tinha apresentado em 2019. Ou seja, em relação à primeira reserva, a ANPG continua por reconhecer nas suas demonstrações financeiras activos de petróleo e gás, o edifício A das Torres do Carmo, 22 casas no condomínio TSE, um edifício nas Torres Lenine, o edifício Palanca e 15 vivendas do condomínio atlântico sul recebidas em 2019 da Sonangol.

A concessionária, reguladora e fiscalizadora do sector de petróleo e gás em Angola explicou ao auditor que o registo dos activos de petróleo e gás e do património imobiliário em questão ainda não foi feito "por considerar não possuir dados suficientes para estimar com fiabilidade o valor destes activos", lê-se no parecer do auditor independente às contas da ANPG publicadas no seu site desde 19 de Novembro.

(Leia o artigo integral na edição 652 do Expansão, de quarta-feira, dia 26 de Novembro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo