EXPANSÃO - Página Inicial
Angola
Principais Notícias
Em Destaque
Governo cria Icolo e Bengo – URBE para gerir áreas da reserva do Estado destinadas à construção do aparato de suporte e apoio ao novo aeroporto
Nova empresa pública substituiu o Gabinete Operacional para Abertura e Certificação do Novo Aeroporto Internacional de Luanda (GONAIL). O capital social da ICB-URBE foi fixado em mil milhões de Kwanzas, com a seguinte estrutura accionista: 45% pertencente à Sociedade Gestora de Aeroportos (SGA), 40% pertencente ao Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) e 15% pertencente à Empresa Nacional de Navegação Aérea (ENNA).
Com um capital social avaliado em mil milhões Kwanzas
Últimas Notícias
COMUNICADO
13 SETEMBRO 2025
Subscreva a newsletter diária
Top
- Mais recentes
- Mais Lidas
BNA corta 0,5 pontos percentuais na taxa de juro directora para 19% Investimento estrangeiro no oil & gas afunda 14% para 3,9 mil milhões USD Contas das empresas públicas vão ser divulgadas hoje Governo cria Icolo e Bengo – URBE para gerir áreas da reserva do Estado destinadas à construção do aparato de suporte e apoio ao novo aeroporto
Outras Secções
Contas das empresas públicas vão ser divulgadas hoje
Os primeiros indicadores sobre o desempenho do Sector Empresarial Público (SEP) avançados, na semana passada, apontam que o peso do SEP no PIB caiu dois pontos percentuais, ao passar de 18%, em 2023, para 16% no ano passado. Registou-se igualmente, uma redução nos índices gerais de rendibilidade das empresas públicas.
Empresas & MercadosJanela de transferências movimentou mais de 18 mil milhões EUR em dois meses
Este é um valor que junta apenas o valor das transacções dos passes dos jogadores, onde não estão contemplados os pagamentos futuros por objectivos que constam nos contratos e os pagamentos de empréstimos. Cerca de 30% deste valor diz apenas respeito às compras e vendas dos clubes da Premier League.
DesportoDESCONSTRUINDO: Temos bancos sediados em Angola, condições para garantir o crédito que empresas e particulares necessitam?
Nesta edição do "DESCONSTRUINDO - Conversas do EXPANSÃO", vamos abordar as questões do acesso ao crédito, da capacidade de financiamento dos bancos, dos processos burocráticos exigidos e da abrangência dos produtos bancários disponíveis, entre outras.
Empresas & Mercados"Enquanto o crédito produtivo estiver bloqueado, a banca será ou acaba por ser cúmplice directo do atraso económico"
Wilson de Sousa afirmou que Angola precisa de uma banca robusta e sofisticada, ou seja, robusta para proteger uma poupança sofisticada para precificar o risco com precisão, e aberta para ligar o país a capital, tecnologia e mercados. "
Empresas & Mercados